September 14 to 16, 2022 | ONLINE Event

Patricia Kurczyn Villalobos

Pesquisadora em tempo integral no Instituto de Investigaciones Jurídicas de la UNAM.

Membro do Sistema Nacional de Pesquisadores Nível III.
Formação acadêmica Ela concluiu seus estudos de graduação e doutorado na Faculdade de Direito da Universidade Nacional Autônoma do México, e seu mestrado em sociologia na Universidade Ibero-Americana. Ela fez cursos de especialização em relações trabalhistas e direito comparado em diferentes instituições européias.


Experiência profissional


Ela leciona Direito do Trabalho e Previdência Social desde 1968 na Faculdade de Direito da UNAM e em outras universidades. Ela é pesquisadora em tempo integral no Instituto de Investigaciones Jurídicas com reconhecimento de nível III do SIN.
Ela foi assessora da Comissão Nacional de Direitos Humanos por 10 anos. Ela é membro do grupo fundador da Sociedade Mexicana de Direito do Trabalho e Previdência Social, que ela presidiu de 2010 a 2015. Atualmente ela é a segunda vice-presidente da Academia Ibero-Americana de Direito do Trabalho e Previdência Social. Ela é membro da Ordem dos Advogados do México. Ordem dos Advogados, na qual coordenou a Comissão de Igualdade e Gênero; ela foi membro do Conselho de Administração e atualmente é membro do Conselho de Honra. Em 2020 ela recebeu o Prêmio Nacional de Jurisprudência concedido pela Ordem dos Advogados do México.
Ela ocupou o cargo de Chefe da Divisão de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da UNAM, que ela deixou para aceitar uma comissão de 6 anos no Instituto Nacional de Transparência, Acesso à Informação e Proteção de Dados Pessoais (INAI). Ao final de sua licença acadêmica em 2020, ela voltou ao Instituto de Investigaciones Jurídicas e é membro de seu Conselho Interno.

Publicações


Publicou trabalhos escritos individuais e coletivos (livros, artigos, colunas de jornais, comentários). Uma delas precisamente sobre “Os direitos das trabalhadoras” e outra sobre “Assédio sexual e discriminação da maternidade no trabalho”. Em 2005 fundou a Revista Latinoamericana de Derecho Social publicada pela IIJ-UNAM, que edita até o momento.


Atividades honorárias


Entre outros, ela atua atualmente como Tesoureira do Conselho de Curadores da Faculdade de Direito da UNAM e ocupa o cargo de Membro Permanente do Tribunal Universitário.