Del 14 al 16 de septiembre de 2022 | Evento en línea

Martín Ernesto Bretón Sánchez

Sócio Diretor do Escritório de Advocacia BSP Abogados, especializado na área de Direito do Trabalho e Previdência Social, onde atua como assessor de empresas e trabalhadores na área trabalhista e previdenciária e entre seus clientes estão muitas das mais prestigiadas empresas nacionais e estrangeiras da República Dominicana. Além disso, ele é assessor do Conselho Nacional da Empresa Privada em questões de relações trabalhistas.
Em seu início de carreira profissional na área trabalhista, o Sr. Bretón atuou como Diretor Técnico Adjunto do Ministério do Trabalho da República Dominicana, onde participou como assistente do Ministro Dr. Rafael Alburquerque, no processo de aprovação do Código do Trabalho em 1992. Anos mais tarde e até agosto de 2000, ele era advogado associado da firma Alburquerque Zayas-Bazán, assessorando empregadores e trabalhadores nas relações trabalhistas.
De 2000 a 2004, Martín Bretón atuou como Vice-Ministro do Trabalho, sendo responsável pelas relações trabalhistas nas empresas da zona de processamento de exportação, pela luta contra o trabalho infantil e pela representação do Ministério do Trabalho em várias instituições da Previdência Social. Ele também fez parte dos negociadores na área trabalhista do Acordo de Livre Comércio entre os Estados Unidos, a América Central e a República Dominicana.
O Sr. Bretón tem mais de 28 anos de ensino de Direito do Trabalho e Negociação Coletiva. Ele é vice-presidente da Sociedade Internacional de Direito do Trabalho e Previdência Social e presidente da Associação Dominicana de Direito do Trabalho e Previdência Social.
O Sr. Bretón é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica Madre y Maestra, com mestrado em Administração de Empresas pela mesma universidade. Além disso, ele concluiu o Mestrado em Gestão e Administração de Sistemas de Seguridade Social na Universidade de Alcalá de Henares e na Organização Ibero-Americana de Seguridade Social (OISS) e o Curso de Especialização para Peritos Latinoamericanos em Relações Laborais ministrado pelo Centro de Treinamento da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Universidade de Bolonha e a Universidade de Castilla La Mancha, assim como vários cursos de pós-graduação na Espanha, México, Costa Rica, Uruguai e Venezuela.