Rodolfo Mário Veiga Pamplona Filho

Rodolfo Mário Veiga Pamplona Filho graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, em 04 de fevereiro de 1995. Logo em seguida, aprofundou seus estudos jurídicos no Mestrado em Direito das Relações Sociais – Área de Concentração: Direito do Trabalho, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, cuja dissertação, sobre “O Dano Moral na Relação de Emprego”, foi apresentada em 8 de agosto de 1997. A mesma área de concentração foi adotada para sua tese de doutorado, versando sobre “O Assédio Sexual na Relação de Emprego”, defendida no dia 6 de novembro de 2000.

Sua formação acadêmica foi ainda enriquecida com o curso de Especialização em Direito Processual Civil, sob a coordenação do Prof. J. J. Calmon de Passos, pela Universidade Salvador – UNIFACS  e com o curso de Especialização em Direito Civil, sob a coordenação do Prof. Milton Nunes Tavares, pela Universidade Federal da Bahia, ambos concluídos no primeiro semestre de 2001. Em 4 de outubro de 2012, apresentou a dissertação para obtenção do título de Máster em Estudios en Derechos Sociales para Magistrados de Trabajo de Brasil pela UCLM – Universidad de Castilla-La Mancha/Espanha.

Todos esses anos de pesquisa e produção científica lhe conferiram competências para lecionar diversas disciplinas. Já ministrou aulas de Direito Processual do Trabalho; Direito Material do Trabalho (Individual e Coletivo); Legislação Social; Direito Civil; Metodologia da Pesquisa em Direito; Direito Administrativo; Direito Processual Civil e Teoria Geral do Processo.

Hoje, o Prof. Dr. Rodolfo Pamplona Filho, como é conhecido por seus alunos e colegas professores, é professor do Programa de Pós-Graduação em Direito (Cursos de Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal da Bahia – UFBA e professor titular das disciplinas “Direito Civil” e “Direito Processual do Trabalho” e do curso de Direito da Universidade Salvador – UNIFACS, além de coordenar os Cursos de Especialização em Direito Civil e em Direito e Processo do Trabalho da Faculdade Baiana de Direito e o Curso de Especialização On Line em Direito e Processo do Trabalho do CERS Cursos On Line
(em convênio com o grupo Estácio).

Atua como professor convidado de diversos cursos de Pós-Graduação em todo o Brasil, seja ministrando aulas em Especialização, seja participando de bancas de Mestrado, Doutorado ou Concursos Públicos para a Docência.

Foi Orientador de centenas de alunos em Cursos de Doutorado, Mestrado, Especialização e Graduação em Direito, bem como em Projetos de Pesquisa e de Iniciação Científica.