14 a 16 de setembro de 2022 | Evento ONLINE

Óscar Hernandez Alvarez

Advogado, formado pela Universidad Central de Venezuela. Estudos avançados em Direito Sindical e Trabalhista na Universidade La Sapienza, Roma. Doutorado em Direito pela Universidade de Carabobo da Venezuela.
Ex-Juíza Superior do Estado de Lara no contencioso administrativo e na jurisdição trabalhista. Professor de Direito do Trabalho na Universidade Lisandro Alvarado, Barquisimeto. Ele foi Chefe do Departamento Jurídico, Secretário Geral e Presidente da Associação de Professores daquela Universidade. Palestrante em cursos de pós-graduação nas seguintes universidades venezuelanas: Carabobo, Católica del Táchira, Zulia, Católica Andrés Bello, Rafael Urdaneta, Simón Rodríguez, Los Andes. Universidade de Margarita.
Professor convidado nas Universidades de Bordeaux I, França, Guayaquil, Equador, Instituto de Estudios Iberoamericanos de la Universidad de Salamanca e Universidad de Sevilla, Espanha. Professor convidado da Universidad Católica Madre y Maestra, República Dominicana; Universidad de Zacatecas, Universidad Autónoma Metropolitana, México; Universidad de Panamá, Panamá; Universidad de la República, Uruguai; Universidad de Chile, Chile; Universidad Católica de Bogotá, Universidad del Rosario, Colômbia; Universidades de Vigo, Santiago de Compostela, Gerona e Castilla La Mancha, Espanha; Roma II, La Sapienza e Bolonha, Itália; San Marcos, San Martín de Porres, Peru. Membro do Comitê Acadêmico do Curso Avançado de Direito do Trabalho para Pós-graduados da Universidade de Sevilha.
Membro do Júri de Avaliação para o Concurso de Professores Titulares da Universidade de Buenos Aires. Ele foi membro do Conselho de Administração da Associação Venezuelana de Relações Trabalhistas e do Conselho de Administração da Revista ART, Diretor Fundador do Instituto de Estudos Jurídicos do Estado de Lara, Diretor da Revista THEMIS da Ordem dos Advogados do Estado de Lara.
Correspondente nacional da Revista Síntese, São Paulo, Brasil. Membro do Conselho Editorial da revista Gaceta Laboral, Maracaibo.
Diretor da Revista Derecho del Trabajo, publicada pela Fundação Universitas. Ex-funcionário do Escritório Internacional do Trabalho e tem trabalhado como colaborador externo dessa organização.
Ele foi Assessor Técnico Governamental da Conferência Internacional do Trabalho, realizada em Genebra em junho de 1994.
Assessor do Ministério do Trabalho de Honduras para a reforma do Código do Trabalho. Assessor do Ministério do Trabalho da República Dominicana por ocasião da reforma do Código do Trabalho daquele país. Membro da Academia de Ciências Políticas da Venezuela. Membro pleno da Academia Ibero-Americana de Direito do Trabalho e Previdência Social e atual Secretário Geral da mesma.
Membro correspondente da Academia de Ciências da República Dominicana.
Membro do Programa de Promoción al Investigador de Venezuela. Ex-Vice-Presidente da Sociedade Internacional de Direito do Trabalho e Previdência Social e membro do Grupo de Trabalho nomeado pelo Presidente da ISLSSL para propor mudanças nos métodos de trabalho e aspectos organizacionais dos congressos e outras atividades da Sociedade. Membro do Conselho de Administração da Associação Latino-Americana para a Sociologia do Trabalho.
Membro do Instituto Latino-Americano de Direito do Trabalho e da Associação Ibero-Americana de Direito do Trabalho e Previdência Social. Autor ou coordenador de 17 livros e 87 artigos publicados.
Ele tem sido palestrante e participante de vários congressos, seminários e conferências nacionais e internacionais na área trabalhista. Ele é Coordenador Acadêmico dos Seminários Comparativos de Direito do Trabalho e dos Congressos Internacionais de Direito do Trabalho e Previdência Social organizados anualmente pela Fundação Universitas, Venezuela.