Graduado e Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Nacional Autônoma do México. Mestre em Sociologia, pela Universidad Iberoamericana. Desde 1993, é pesquisadora em tempo integral no Instituto de Pesquisas Jurídicas da UNAM e membro do Sistema Nacional de Pesquisadores Nível III. Desde 1966, leciona Direito Individual do Trabalho na Faculdade de Direito da UNAM, e Direito Coletivo do Trabalho, Processual do Trabalho e Previdenciário em diversas universidades e instituições. 

É Diretora da Revista Latino-Americana de Direito Social,  Membro da Ordem dos Advogados do México. Segundo Vice-Presidente Eleito da Academia Ibero-Americana de Direito do Trabalho e da Segurança Social (2019 2022). Membro Permanente do Tribunal Universitário da Universidade Nacional Autônoma do México e Professor Reitor do Conselho Interno do Instituto de Pesquisas Jurídicas da Universidade Nacional Autônoma do México, a partir de 2021. 

De 2002 a 2012, foi Conselheira da Comissão Nacional de Direitos
Humanos. Em 14 de maio de 2014, foi nomeada pelo Senado da República, comissária do Instituto Federal de Acesso à Informação e Proteção de Dados (IFAI), hoje Instituto Nacional de Transparência, Acesso à Informação e Proteção de Dados Pessoais (INAI). . , para o período 2014-2020.

Categorias: México