O mundo do trabalho esta diante de uma grande transformação. A crise trazida pela pandemia acelerou diversas previsões que haviam sido anunciadas pela ONU com a agenda 2030 e pela OIT na declaração do centenário. O desenvolvimento tecnológico atingiu a estrutura do contrato de trabalho trazendo na intermediação entre o trabalhador e o empregador um ente controlador das negociações: o algoritmo. A SIDTSS e a ABDT promovem em parceria o XII Congresso Regional Americano de Direito do Trabalho e da Seguridade Social e o XII Congresso Internacional da Academia brasileira de Direito do Trabalho com o tema: “Democracia e Trabalho: Diálogos para uma Nova Economia Social de Mercado” intencionando discutir-se e permitir a reflexão de questões que estão atingindo indiscriminadamente todos os países do mundo nas suas relações sociais, econômicas, internacionais e regionais: a pandemia permitiu que o mundo pudesse ver que a força do trabalho é a matriz motora do desenvolvimento global. O ser humano deve ser o centro de todas as ações e as medidas adotadas pelos países deve considerar uma cooperação universal, a troca de informações confiáveis e a solidariedade global. Com este espírito agregador é que esta reunião de grandes juristas e pensadores espera contribuir com a formação de um novo modelo que possa conduzir a uma cooperação global e o desenvolvimento de um direito social da mesma natureza.
A Independência do Brasil foi conquistada com um brado. Nossa liberdade, anunciada com uma exclamação.
Um jovem príncipe, do alto de seu cavalo, ergueu sua espada. Refletindo nela a luz do sol, ao som das águas do Ipiranga, ecoou a voz em forte grito. Pela força de sua coragem, derrotou os que nos aprisionavam. Com a ousadia de sua afronta, fez soberana a nossa nação.
O feito da Independência não foi uma batalha de um homem só: o chefe da nação era também o seu coração. Em seu ímpeto, estava a impulsão de sua esposa, o clamor de seus conselheiros, a virtude da gente brasileira e a aspiração das futuras gerações. A conquista permitiu que escrevêssemos a própria história, e esta premiou-nos com a nossa identidade.
Assim como até a espada de um príncipe se desgasta e demanda nova forja, a identidade de uma nação requer cuidados para se manter rija. Na bravura, que arde como brasa, se revigora o espírito patriótico que, um dia, apontando o céu, nos bradou a liberdade. Juntos a essa chama, são forjados os valores brasileiros.
Somos independentes quando não estamos submetidos a outros, quando temos domínio de uma trajetória e tomamos nós mesmos as nossas decisões.
Somos soberanos enquanto temos poder sobre nossas conquistas e permanecemos donos do nosso destino.
Somos livres porque realizamos as ações de nossa vontade, aperfeiçoamo-nos nas virtudes e progredimos no conhecimento do bem.
O brasileiro quer manter-se livre. Quer preservar a independência de seus valores, a soberania de seu lar, a liberdade de educar seus filhos. Soberania é ser livre — SOBERANIA É LIBERDADE.
A Independência de uma nação não se completa em um momento único da história, de forma que estaria garantida para sempre. Ela exige o esforço contínuo de ser conquistada e preservada em cada geração. Recordamos, portanto, neste ano de Bicentenário da Independência do Brasil, a nossa responsabilidade de assegurar à posteridade a Liberdade, a Soberania e a Independência que nos foram conquistadas e transmitidas pelos nossos antepassados. É nosso dever, e nossa honra.
Realização
ABDT – Academia Brasileira de Direito do Trabalho
SIDTSS – Sociedade Internacional de Direito do Trabalho e Seguridade Social
Apoio Institucional
AIADTSS – Academia Iberoamericana de Direito do Trabalho e da Seguridade Social
Gostaríamos de convidá-lo(a) a apresentar sua valiosa pesquisa e artigo no XII Congresso Regional Americano da Sociedade Internacional de Direito do Trabalho e Previdência Social, que acontecerá entre os dias 14 e 16 de setembro de 2022.
Em cooperação com a Sociedade Internacional de Direito do Trabalho e Previdência Social (ISLSSL), a Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ABDT) organiza o XII Congresso Regional Americano da ISLSSL dedicado a discutir alguns dos temas mais desafiadores do momento.
Esta conferência abordará uma vasta gama de tópicos, sendo a questão-chave a Democracia e o Trabalho e os diálogos para uma nova economia social de mercado.
Incentivamos propostas que abordem questões e desafios atuais em torno de qualquer um dos temas das discussões e conferências do evento, a saber:
A apresentação de artigos e resumos de textos pelos participantes do congresso deve ser enviada para o e-mail [email protected] e pode ser feita até 31 de julho de 2022, contendo:
Você será redirecionado ao site da AASP para finalizar a inscrição!